VIDEOAULAS

Disponibilizamos mais de 3000 videoaulas divididas em teoria e prática para prepará-lo para as provas do ENEM e vestibulares do país. O conteúdo do Nota Máxima é exclusivo e completo, garantindo assim, um aproveitamento diferenciado e específico para suprir as reais necessidades dos alunos..

FÍSICA QUÂNTICA

By:   | Be the first to comment!

Física com a Professor Diego Mendonça Assunto: Física Moderna - Física Quântica

Read more...

CONCEITOS BÁSICOS DE CINEMÁTICA

By:   | Be the first to comment!

Física com o Professor Rogério Porto Assunto: Conceitos Básicos de Cinemática

Read more...

MEMBRANA PLASMÁTICA

By:   | Be the first to comment!

Videoaula para ENEM e Vestibulares de Biologia com o Professor Jonas Filho Tema: Membrana Plasmática

Read more...

O ROMANTISMO NO BRASIL

By:   | 4 comments

Bom, na realidade já havia prosa de ficção no brasil, oficial é joaqui Manoel de Macedo, com a moreninha em 1844, antes dele um escritor chamado Teixeira e Souza que não tem muita prosação é considerado percussor do romance brasileiro, com a publicação de uma obra chamado o filho do pescador. Vamos vê. Aqui está Teixeira e Souza, antes já havia publicado o seu o filho do pescador, mas aparece como o precursor do nosso romance, a questão é que a moreninha é Joaquim Manoel de Macedo, embora não seja uma obra qualitativamente tão extraordinária ela é melhor do que já do que se tinha publicado antes e na realidade a um objetivo de se fazer um projeto de ficção, um romance de fato e Macedo é mais significativo porque ele abre um caminho, ele abre uma estrada e na rota, vem outro folhetinistas, como o Alencar, Manoel Antônio de almeida e outros. Ok? Vamos projetar o segundo slide.

Read more...

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

By:   | 2 comments

Nosso assunto de agora é importantíssimo. Muito frequente nos vestibulares de Pernambuco. Na verdade, nos vestibulares do Brasil: a Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa. A primeira guerra mundial está relacionada com aquele assunto que a gente estudou anteriormente: o neocolonialismo. É uma disputa por áreas produtoras de matéria-prima estratégica e ao, mesmo tempo, áreas que representavam mercados consumidores para as potências industrializadas, tanto na Europa, quanto nos Estados Unidos e o Japão. Ora, esta disputa de mercados vai criar uma divisão do mundo, principalmente nos continentes africano e asiático, levando as potências a determinadas rivalidades e conflitos que se resolverão, parcialmente, com alguns tratados de paz ou tratados comerciais. Mas a coisa vai crescendo, de tal maneira, que chega um momento em que não é mais possível conciliar aqueles interesses econômicos. A Primeira Guerra Mundial, portanto, é uma guerra ligada ao imperialismo, à disputa de mercados. Mas, é claro, outras causas vão ajudar a que esta causa econômica crie o chamado primeiro grande conflito ou a Primeira Grande Guerra, como foi apelidada à época.

Read more...

RECURSOS SEMÂNTICOS

By:   | Be the first to comment!

Olá, estamos em mais uma aula, mais um comentário, mais uma revisão sobre língua portuguesa. E, em relação à língua portuguesa, um ponto é muito importante: é a questão semântica. Não sei se você notou que muitas vezes você está conversando com alguém, alguém entende um comentário que você faz de uma forma, e você diz assim: “não foi bem isso que eu quis dizer”. É justamente aí que entra o processo semântico.

Não é bem isto que está sendo dito, ou é realmente isto que está sendo dito. Então a questão semântica pode englobar vários pontos, vários itens, mas aqui, hoje, nós vamos enfatizar recursos semânticos que são: a sinonímia, a antonímia, homonímia, polissemia, hiperonímia, hiponímia, paronímia. E, logicamente, que, além destes pontos, outros detalhes começam a ser mais ou menos orientados, para que vocês possam sentir que estes pontos, que mexem com o sentido (semântica é sentido), precisam estar sempre presentes porque as questões de interpretação, mesmo que eu precise enfatizar a gramática, estas questões vão chamar, vão explorar, vão manchar o texto de pedacinhos, se você não prestar bem atenção à questão do sentido. Então vamos ver alguns pontos essenciais.

Read more...

Então nosso tema de hoje fala sobre a mespotâmia,e assim a gente vai começar usando o mapa,eu tenho certeza que todo mundo pensou "sivinha eu já vi esse mapa em outra aula",você já viu,é porque esse mapa vai mostrar pra gente não apenas a  mesopotâmia,quando você abre o mapa,você acaba mostrando também uma outra região que a gente já estudou,vamos olhar com mais calma,então vamos primeiro entender o mapa.o que é que esse mapa mostra pra gente,pessoal o mapa,ele mostra pra gente a região do chamado crescente Fértil ,lembra que nós já estudamos em uma outra ocasião,então, esse pedaço aqui do mapa,corresponde ao nordeste da africa, se voce andar para a sua direita voce vai em direção a asia,como a gente pode identificar melhor esses locais aqui do mapa,observe com atenção ,aqui no nordeste da africa voce tem essa linha azulada que representa o rio nillo, por outro lado se você for em direção a  ásia,voce vai encontrar aqui dois grandes rios,o rio tigre e o rio eufrates...

Read more...

FRASE - ORAÇÃO - PERÍODO

By:   | Be the first to comment!

Frase, oração, período. Sim, a língua se expressa por meio de palavras, palavras faladas ou palavras escritas, que se combinam umas com as outras, formando frases, orações, períodos. Então eu não posso me comunicar simplesmente através de palavras soltas, eu tenho que fazer com que as palavras deem-se as mãos, com que as palavras se unam formando pensamentos, e que estes pensamentos expressem a minha emoção, que expressem a minha lógica, que transmitam as minhas mensagens.

Read more...

EGITO ANTIGO CULTURA

By:   | Be the first to comment!

Olá pessoal, eu sou a professora Silvia Meira da equipe de História do projeto NOTA MÁXIMA - EDUCAÇÃO DIGITAL. Na nossa aula de hoje nós vamos revisar aspectos políticos de uma importante civilização da idade antiga, o Egito. Será que vocês conseguem lembrar pra mim, por exemplo, quem foi o primeiro faraó do Egito? Vocês lembram? Deixa eu ver outra pergunta, vocês lembram como é que foram erguidas as grandes pirâmides? Aqueles monumentos que nos encantam, do Egito antigo, ou ainda, o que é foi a chamada Reforma Religiosa de Amenofis IV? Vocês conseguem me responder? Vocês lembram o que é que foi tudo isso? Então, esse vai ser o tema da nossa aula de hoje, mas primeiro a gente vai se organizar, a gente vai fazer da seguinte maneira, na primeira parte da aula a gente faz uma revisão teórica, sabe? assim, um resumão, os elementos básicos da política egípcia e muitos outros além desses que eu citei ainda a pouco, e logo depois a gente faz as questões. A resolução das questões vai permitir que a gente confirme os nossos conhecimentos, que a gente aprofunde alguns desses temas, tá certo? Então, agora todo mundo bem organizado a gente vai começar a parte da revisão teórica. Bom, então, a ideia é assim: quando você fala em política do Egito antigo qual é a figura, qual é o personagem que lhe vem a mente? Muito bem! deu pra escutar daqui, o coro que me respondeu, o Faraó! A gente lembra logo da figura de um faraó egípcio, mas minha gente, será que foi assim mesmo? que toda a história do Egito Antigo está associada a presença desse Deus, desse Rei que é adorado como uma divindade em terra? Ou existe o Egito antes dos Faraós? Ahh, agora estou sabendo, todo mundo já lembrou que na verdade existe mesmo um Egito antes dos Faraós e o Egito a partir dos Faraós, desses Reis que os comandavam, então a gente vai até a lousa para conferir como é que você faz essas distinções das épocas da história política do Egito Antigo, vem cá comigo, vamos até a lousa pra gente acompanhar a revisão teórica, vamos lá? Então, o nosso título de hoje:

Read more...